Escritores Dinamarqueses
Aqui você vai encontrar pequenas biografias de alguns dos poetas dinamarqueses e romancistas que contribuíram para a história da literatura dinamarquesa.
Apenas três escritores dinamarqueses já ganhou o Prêmio Nobel por suas realizações literárias: Henrik Pontoppidan e Karl Adolph Gjellerup (ambos 1917), e Johannes V. Jensen (1944).
Mas a Dinamarca tem tido e continua a ter muitos poetas e romancistas talentosos e amplamente conhecidos. Há, só para citar um, Karen Blixen (amplamente conhecido sob o pseudônimo de Isak Dinesen), que nunca ganhou o Prêmio Nobel, mas seus contos africanos apelaram e encantado plateias em todo o mundo por um longo período de tempo.
GRANDES ESCRITORES
Adam Oehlenschläger
é considerado a principal figura do dinamarquês Romantismo.
Hans Christian Andersen
Graças aos seus contos e histórias de fadas, Hans Christian Andersen é provavelmente o autor mais lido no mundo de hoje.
Henrik Stangerup
perseguiu uma carreira versátil como romancista, jornalista, ensaísta e diretor de cinema.
Herm
an bang
foi frequentemente viajando e sem descanso ativo como um autor, jornalista, diretor de teatro e leitor. Ele criou contos e romances que foram chamados impressionista.
Inger Christensen
poeta modernista proeminente e de renome internacional.
Jens Peter Jacobsen
cientista e poeta exclusivo associado com o chamado "avanço moderno" na literatura dinamarquesa na década de 1870.
Johannes V. Jensen
Johannes V. JJoensen é considerado o pai do modernismo dinamarquês e um dos três únicos autores dinamarqueses ganharam o Prêmio Nobel de literatura.
Karen Blixen
Rompendo internacionalmente sob o pseudônimo de Isak Dinesen, Karen Blixen, indiscutivelmente, é o maior autor dinamarquês no século 20.
Klaus Rifbjerg
Klaus Rifbjerg é uma das principais figuras da literatura do pós-guerra dinamarquês e crítica cultural, um rejuvenescedor especialmente da poesia lírica.
Ludvig Holberg
foi o autor que criou um drama dinamarquês profissional. Como dramaturgo Holberg estava perto de Molière.
Nikolai Frederik Severin Grundtvig
Um autor de quase 75 anos, o trabalho de Grundtvig como teólogo, erudito, poeta e educador popular foi tomada época.
Peter Høeg
Mais famoso por seu romance "O sentimento de Miss Smilla for Snow", Høeg é um dos maiores escritores de ficção dinamarquês contemporâneo.
Piet Hein
cientista, matemático, inventor, desenhista, escritor e poeta.
Søren Kierkegaard
Søren Kierkegaard estava entre os existencialistas mais proeminentes. Suas publicações são filosófica, psicológica, religiosa e cristã.
Steen Steensen Blicher
Steen Steensen Blicher era admirado como o homem que abriu os olhos do público leitor para a vida ea natureza da Jutlândia.
Villy Sørensen
Villy Sørensen tem ajudado a estabelecer uma norma contemporânea tanto como um escritor de ficção e ensaísta.
Fonte:http://denmark.dk/en/lifestyle/literature/
Nenhum comentário:
Postar um comentário