outubro 15, 2010

VIKINGS FAMOSOS

Rollo (860 - 931) - foi o primeiro viking duque da normadia. Era conhecido por Rolf, o chefe ou o Andarilho. Ganhou esse nome porque suas pernas era tão longas e, por isso, não conseguia encontrar um cavalo alto o suficiente para transportá-lo. Guilherme, o conquistador, foi um dos seus descendentes.

  HAKON I (915 - 960) - o primeiro rei cristão da Noruega.  

Harald, o dente azul - foi rei da Dinamarca. Foi destronado pelo filho ambicioso, Swein, o Barba Bifurcada, e morreu no exílio em 986.

 Swein, Bao rba Bifurcada (986 - 1014) - Destronou o pai, Harald, o Dente Azul.Foi um dos mais bem-sucedidos reis da Dinamarca.
  • Olaf Tryggvesson (968 - 1000) - um famoso rei da Noruega que se tornou conhecido por sua ousadia de atacar a Inglaterra. Teve uma desavença com Swein, o Barba Bifurcada, e foi morto na batalha de Svolder em 1000.
Olaf, o Santo - passou a governar a Noruega por ocasião da morte de Swein, o Barba Bifurcada, em 1014. Em 1016 foi aceito como rei e dedicou-se à tarefa de converter seu povo ao cristianismo. Foi morto lutando bravamente na batalha de Stiklestad.
  • Knut, o Grande, ou Canuto (994 - 1034) foi provavelmente o maior dos reis vikings. Continuou a obra de Swein, o Barba Bifurcada, seu pai, na Inglaterra, e foi aclamado rei em 1017. Pelo resto da vida tentou convencer os saxões e os vikings da Inglaterra a viverem em paz. Criou várias leis sábias. Derrotou Olaf, o Santo, da Noruega, na batalha de Stiklestad, em 1030, e tornou-se rei da Noruega. Quando morreu, seu império desmoronou rapidamente devido à fraqueza de seus filhos.
Harald Hardrada (1015 - 1066) estava na batalha de Stiklestad e viu o rei, seu meio-irmão, morrer. Viveu a princípio como pirata, depois como membro da guarda do imperador bizantino. Em 1047 voltou à Noruega e reivindicou o trono.
Erik, o ruivo - Conduziu uma frota de 25 navios para a terra à qual chamou Groenlãndia.
  • Leif Eriksson - filho mais velho de Erik, o Ruivo. Por volta de 1000 resolveu sair à procura de uma terra misteriosa avistada pelo islandês Bjarni, em 986. Em consequência disso, descobriu Helluland (ilha de Baffin), Markland (península do labrador) e Vinland(Tera Novas). Voltando à Groenlândia, soube que seu pai havia morrido. Resolveu abandonar as explorações e dedicou-se à direção da fazenda da familia, em Brattahlid.
Fonte:

Os vikings - Povos do passado

3 comentários:

  1. E Ragnar Lodbrok? não foi tão importante assim como na série? foi o primeiro a navegar tão longe ao Oeste!

    ResponderExcluir
  2. Cadê o Ragnar Lothbrök ?

    ResponderExcluir