novembro 20, 2010

O declínio dos vikings

Os ataques dos vikings tiveram fim por volta de 1066. Entretanto, os escandinavos continuaram a comerciar na Europa e a navegar até a América do Norte em busca de madeira. Em sua terra, os vikings começaram a levar uma vida mais acomodada, lutando menos.

Mesmo durante os períodos de guerra os reis da Noruega, Suécia e Dinamarca procuravam unificar seus países. Isso significa que havia menor probabilidade de lutas e os vikings passaram a dedicar-se à agricultura e ao artesanato. Asssim, os países prosperaram e ficaram menos dependentes das mercadorias e do artesanato estrangeiros. O povo já não ficava tão ansioso para deixar sua terra e lutar, contentando-se em ser agricultores e artesõas.

No início do século XI eles tiveram maiores dificuldades para atacar a Alemanha, Holanda, França e Inglaterra. Defrontaram-se com fortes exércitos e até navios, e alguns desses países haviam contratado outros vikings para defenderem suas propriedades. Rollo e seus homens, por exemplo, guardavam as costas do Norte da França. Durante os séculos X e XI muitos vikings converteram-se ao cristianismo. Tiveram de abandonar seus deuses adorados há centenas de anos em favor das crenças cristãs. O advento do cristianismo modificou o modo de vida dos vikings e contribuiu sobremaneira para a redução de seu poder.

2 comentários:

  1. adorei esse blog por favor nunca o apague. É raro blog como esse!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado. Farei todo possível, e por que não dizer, o impossível, para mantê-lo sempre funcionado.
    Abraço

    ResponderExcluir