abril 24, 2010

Uma escrita misteriosa: as Runas

Os vikings escreviam pouco. Aqueles que dominavam essa arte tinham uma escrita não-cursiva, dura, firme, quase retilínea, pois se destinava mais a ser gravada do que a ser traçada com uma pena ou um pincel. Assim, os vikings gravavam seus textos em pedras comemorativas ou em objetos diversos de madeira, osso ou mental. Esses sinais particulares se chamam runas. Atualmente, está sendo possível decifrar os textos rúnicos porque já se conhece o valor de cada um dos sinais, mas eles ainda estão sujeitos a interpretações muito variadas por parte dos especialistas.

Encontram-se numerosas pedras rúnicas na Escandinávia, muitas vezez enfeitadas com lançadas e motivos decorativos curvilíneos e eventualmente pintadas em cores vivas.

Para conhecer melhor a civilização dos vikings, podem-se também consultar documentos provenientes dos povos vizinhos. Os missionários católicos, os reis da França e os comerciantes árabes nos deixaram testemunhos interessantes sobre eles. Para o estudo da mitologia, entretanto, os textos preciosos são poemas islandeses que foram agrupados na Idade Média com o nome de Edda. Também existem narrativas semilendárias, as sagas. Relatando as aventuras de marinheiros islandeses, esses textos semelhantes a epopéias são redigidos em versos ou em prosa, a maioria delesapós o fim das conquistas conquistas vikings! O manuscrito mais conhecido foi redigido por volta de 1220 por Snorri Sturluson.

Finalmente, os pesqueisadores dispõem de abundantes fontes arqueológicas: encontrou-se grande quantidade de objetos domésticos, armas, utensílios e até mesmo barcos e carruagens em excelente estado de conservação. Para melhor conhecer a mitologia, pode-se também estudar uma enorme quantidade de estatuetas e amuletos que os vikings usavam. Uma miniatura do martelo de Thor pendurada no pescoço parece ter sido uma moda de muito sucesso.

AS RUNAS

Geralmente gravadas em pedra ou madeira, as runas eram utilizadas pelo vikings e pelos primeiros germanos. A mitologia atribui sua invenção a Odin, o deus mais sábio de todos, que só se expressava por meio da poesia. Ainda incerta, a origem das runas até hoje desperta discussão, mas se sabe que elas surgiram antes do ano 1000.

Essa escrita, muitas vezes considerada secreta, se compõe principalmente de elementos retilíneos, o que a torna mais fácil de ser gravada, mas não constitui um alfabeto rigoroso. As seis primeiras letras do conjunto são chamadas de futhark e, por extensão, esse nome também é dado ao sistema da escrita. Um primeiro futhark compreende 24 signos. Um segundo, apenas dezesseis.

Hoje em dia, sabe-se decifrar os signos rúnicos, mas o sentido correto de certos textos ainda permanece muito obscuro.

Um comentário:

  1. MUITO BOM!!!! É complicado encontrar informação sobre esse tema, muito obrigado por compartilhar! Que a sabedoria do mestre Odin te ilumine sempre por auxiliar no retorno da gloriosa nação viking!!

    ResponderExcluir