Você já ouviu falar de Hans Christian Andersen?
Ele é, simplesmente, um dos maiores escritores dinamarquês. Suas histórias conquistaram o mundo. Quem não conhece a história da "Pequena Sereia" ou do "Patinho feio"?
Aos 14 anos, Andersen foi para Copenhague, onde conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin. Andersen trabalhou como ator e bailarino, além de escrever algumas peças. Em 1828, entrou na Universidade de Copenhague e já publicava diversos livros, mas só alcançou o reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance "O Improvisador".
Apesar de ter escrito romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que tornaram Hans Christian Andersen famoso.
Graças à sua contribuição para a literatura para a infância e adolescência, a data de seu nascimento, 2 de abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome.
Entre os títulos mais divulgados da obra de Andersen encontram-se:
- O patinho feio
- O soldadinho de chumbo
- A roupa nova do Imperador
- A pequena sereia
- A Menina dos Fósforos
- O Abeto
- A Caixinha de Surpresas
- Os Sapatinhos Vermelhos
- O pequeno Claudio e o Grande Claúdio
- A princesa e a Ervilha
- Polegarzinha
Publicou ainda: O Improvisador, Nada como um menestrel, Livro de Imagens sem Imagens, O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyr og Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 à 1872, onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneos.
20 out. 2009 — A Pequena Sereia
Título Original: The Little Mermaid
Produzido pela Walt Disney Pictures, em associação com Silver Screen Partners IV, em 1989. O filme é baseado no conto homônimo do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
*Vencedor do Oscar de 1989: Melhor Trilha Sonora, Alan Menken. Melhor Canção, Under The Sea, Alan Menken & Howard Ashman.
loforndelvidre — 3 mar. 2008 — a beautiful story, winner of an Oscar in 1939
BIBLIOGRAFIA



Nenhum comentário:
Postar um comentário