Biografia de Karl Oscar Isakson
Karl Oscar Isakson (16 de Janeiro de 1878, Estocolmo - 19 de Fevereiro de 1922) foi pintor sueco que passou grande parte de sua vida profissional na Dinamarca, onde ele é considerado um dos pais do modernismo.
Ele tinha estreita associação com a escola de Bornholm e fez muitas pinturas de Christiansø. Isakson foi criado em circunstâncias difíceis em Estocolmo. Seu pai, ferreiro Karl Frederik, morreu quando ele tinha apenas oito meses de idade, deixando sua mãe, Mathilda, para criá-lo e sua irmã Esther. Na escola, ele fez era conhecido como o pequeno professor. Em casa, a fim de escapar da miséria da família, ele começou a desenhar, muitas vezes cercado por pilhas de roupa. Ele deixou a escola aos 13 anos de idade para ajudar com as finanças da família, tornando-se assistente de um pintor.
Quando ele tinha 15 anos, por iniciativa própria, ele começou a ter aulas à noite desenho na Escola Técnica. Ele também mostrou grande interesse na literatura leitura de autores suecos, como Viktor Rydberg e Ekelund Wilhelm e obras dinamarqueses por Soren Kirkegaard e Hans Christian Andersen. Antes de participar da Academia Sueca, Isakson trabalhou como assistente de Carl Larsson, ajudando-o com os afrescos na escada do Museu Nacional de Belas Artes, em Estocolmo. Larsson teve um grande interesse em Isakson e encorajou-o em seus estudos.
Em 1902, ele viajou com uma bolsa para Itália, onde ele entrou em contato com Kristian Zahrtmann e sua colônia de pintores dinamarqueses que o introduziu às modernas tendências francesas, especialmente Paul Cézanne. Ele voltou a Copenhague com Zahrtmann onde assistir suas aulas de arte, encontrando muitos jovens artistas associados com o início do modernismo pintura dinamarquesa. Ele desenvolveu um interesse no que ele chamou de arte pura, que, como pensamento puro transmitida correspondências universais da vida, em vez de os detalhes parciais de Realismo e Naturalismo. Como Carl Kylberg e Tengberg Violet, ele acreditava que a arte deve ter uma função existencial ou espiritual, transmitindo uma sensação de maiores valores transcendentais.
Graças a suas pinturas de Christiansø, Isakson é considerado um dos pais da pintura moderna na Dinamarca. Sua pintura de paisagem de Mindet Christiansø de (1911) mostra o quanto ele foi influenciado por Cézanne, tanto em sua coloração forte e seu uso de pinceladas paralelas. Estudar em Paris (1905-1907), Isakson foi influenciado pelos grandes coloristas franceses, como Eugène Delacroix e Manet Édouard e simbolistas, sobretudo Gustave Moreau. Mas foi em 1911 que ele passou por uma transformação, influenciada por cor de Cézanne e abordagem matemática. Ele continuou a pintar paisagens, naturezas mortas e interiores, mas com uma maior atenção à cor e forma em um estilo cubista analítica. Como os Neoimpressionistas, ele justaposta campos de cor para conseguir o efeito máximo. Ele sempre trabalhou com cores complementares, como uma tigela azul com laranjas colocadas aleatoriamente. Depois de descobrir Christiansø em 1911, Isakson gastou muito de seu tempo pintando as defesas da ilha e paisagens. Estes tornaram-se seus temas favoritos, mesmo que ele continuou a pintar naturezas mortas e modelos em um estúdio de Copenhague.
Após um período em Paris (1914), onde estudou com Henri Le Fauconnier e André Dunoyer de Segonzac, seu trabalho evoluiu de cubismo teórico para um estilo mais nórdico, onde seu temperamento e desequilíbrio físico deixaram suas marcas. Quando a base militar de Christiansø foi fechada aos estrangeiros durante a Primeira Guerra Mundial, Isakson sofreu um colapso nervoso do qual nunca se recuperou totalmente. Durante os anos de guerra, pintou paisagens em Bornholm, por exemplo, mais de Udsigt Gudhjem (1921), enquanto secretamente trabalhando em uma série de pinturas religiosas centradas na morte e ressurreição. Durante sua vida, Isakson raramente exibiu seu trabalho.
Suas pinturas,primeiro atraiu a atenção depois de uma exposição comemorativa no Liljevalchs em Estocolmo em 1922. Kunstindeks Danmark fornece uma lista ilustrada de mais de 50 anos de obras de Isakson nos museus dinamarqueses. Os maiores coleções estão no Statens Museum for Kunst, em Copenhague e no Kunstmuseum Bornholms.
Fonte do texto: : http://www.wikipedia.org
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