março 15, 2010

O PAPEL DA MULHER

As mulheres vikings eram responsáveis por todas as tarefas da casa, além de fiar, tecer e confeccionar roupas para a família. Aprendiam tudo isso enquanto pequenas.

As mulheres gozavam de certa liberdade, especialmente as que pertenciam a uma família rica. Podiam possuir terras e outros bens e cuidar do cultivo das terras, além de comerciar por conta própria. Naquela época, na maioria de outros países, as mulheres não tinham esses privilégios.

Geralmente eram elas que ensinavam histórias e brincadeiras para as crianças e recitavam-lhes poesias. Desse modo transmitiam as tradições para as futuras gerações. Já que poucas pessoas sabiam ler e escrever, essa era a melhor maneira de conservar seus conhecimentos e suas histórias.

Também eram elas que defendiam as terras contra ataques quando o marido estava fora. Se caso quisesse se separar, o casal só tinha que dizer às testemunhas que desejava separar-se.

FONTE: Os vikings - Michael Gibson

Trad. Aulyde Soares Rodrigues

2 comentários:

  1. Também sobre as mulheres nórdicas, li que se era uma mulher livre era respeitada, não sofria estrupro, por exemplo, como era comum com as mulheres escravas. Se eram aldulteras (algo que era comum, uma vez que os maridos passavam meses em expedições fora de casa), não sofriam punições como morte ou apedrejamento, ou os dois.

    ResponderExcluir
  2. No que diz respeito à mulher, os vikings eram bem evoluídos. A mulher tinha uma grande importância na sociedade.
    Na Noruega, por exemplo, a participação feminina é constante em diversas areas. Várias mulheres são ministras de estado. Também foi um dos primeiros países a admitir o voto feminino.

    ResponderExcluir