março 02, 2010

OS QUATRO FILHOS DE GEFJON

Uma noite, durante um banquete no palácio do ASGARD, a bela deusa Gefjon fez vários truques de mágica para entreter os convidados. Em seguida, a jovem passou a fazer profecias, pois tinha o dom de prever o futuro, embora não pudesse mudar seu curso. Depois, brincou de fazer aparecer e desaparecer vários pássaros multicoloridos.

Seduzido pelos talentos da loura Gefjon, um dos convidados, o rei Gylfi, ofereceu um reino à deusa. Prometeu entregar-lhe toda a terra que ela fosse capaz de lavrar durante uma noite com uma simples charrua. Sem hesitar, a bela deusa aceitou. Logo chamou seus filhos, quatro belos rapazes grandalhões que ela adorava e, com um sorriso malicioso, transformou-os em quatro fogosos touros. Durante a noite toda, eles revolveram vastas extensões de terreno no sul da Suécia. E trabalharam com tal ímpeto que deslocaram enormes quantidades de terra... até o mar!

Na manhã do dia seguinte, Gefjon e seus filhos, novamente com a forma humana, tinham ganho seu reino: ao largo da costa, onde tinham jogado a terra, erguia-se uma grande ilha fértil chamada Seeland, enquanto no solo da Suécia um imenso buraco se enchia d’água lentamente: o futuro lago Maelar.

Fonte: Mitos e lendas - A europa

Texto de Gilles Ragache - Christian Heinrich

Tradução.: Ana maria Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário