maio 28, 2010

PATRICIA LETTIERE

SOL DA MEIA NOITE 
  Descrição:óleo sobre tela 35x35 2010 
  Criação de Patrícia Lettiere
 
 Quem já esteve nos países nórdicos deve o prazer de contemplar um dos mais sublimes espetáculos da Natureza:

o SOL DA MEIA NOITE.

O sol não se põe por mais de setenta dias sem o verão,ou seja, não há noites durante mais de dois meses.

Mesmo no sul da Finlândia,o sol brilha no inverno (Dezembro) só umas quatro horas por dia, entretanto o pôr-do-sol é lento e por isso nunca chega a escurecer totalmente a noite.

Este fenômeno já inspirou inúmeros artistas. É o caso da jovem artista brasileira Patrícia Lettiere. Ela nos fala um pouco de sua experiência.
"Pesquisei algumas fotos para ter ideia se o céu podia ter cores mais vibrantes ou mais escuras, descobri que variava, tinha alguns mais escuros outros mais claros... Mas o que mais me impressionou é a beleza da Natureza, que força que faz para mostrar belas e verdadeiras obras de arte que a cada momento mudam de tom com total maestria. Optei por fazer um céu que teria umas nuvens mais escuras e algumas mais claras, com especial destaque para o Sol, achei que assim não ficaria muito pesado, tudo muito escuro. O céu infinito de magia e inspiração, liberdade para voar nas asas do tempo, morada das cintilantes estrelas que no alto do céu brilham, a eterna beleza em que vivem os grandes artistas. O Sol, simboliza as palavras, explico: o Sol não deixa de existir ou de iluminar por causa da noite, sua luz é forte e corajosa, enfrenta a escuridão da noite, profundidade infinita é o Rei Sol. As palavras também são assim elas não deixam de existir com o passar do tempo, mesmo que as folhas se percam ou a tinta se apague, elas continuam sempre ali, somente quem vê o seu brilho com o olhar do coração sabe que elas são eternas. Sol e palavras... tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo, pois carregam em sua essência, a esperança, os sonhos, a luz e a vida, dão graça e significado ao Mundo. Quem contempla o fenômeno “O Sol da Meia Noite”, não consegue esquecer." (Fonte: Blog Pintando no pedaço)
ENTREVISTA NO BLOG ALMA DE MULHER
BLOG PINTANDO NO PEDAÇO http://pintandonopedaco.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Ótima postagem,amiga!O Sol da Meia Noite é um dos mais fascinantes fenômenos da natureza,revela,inspira e ilumina!Vendo um espetáculo deste até o mais descrente na vida,volta a ter esperanças,a acreditar e lutar pela felicidade!O Sol está bem perto,brilhando mesmo durante a noite!!!Lindo demais!
    Sobre o quadro de Paty,nem preciso dizer que o considero uma das suas mais belas obras,presenciei todo o processo de pesquisa e inspiração dela,ela se apaixonou por esta força do Universo!
    Seu Blog é pura arte e cultura,parabéns!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!A natureza é fantástica e tentar representá-la é sempre um desafio do Bem,aprendo muito com as belas paisagens que rapidamente mudam de tom,mas se tornam inesquecíveis,é por isso que Sol da Meia Noite é um dos meus quadros preferidos.
    Contemplando através das fotos que pesquisei na net,o fenômeno O Sol da Meia Noite com certeza é uma fonte de inspiração ,pois mesmo sem presenciar pessoalmente tal magnitude da natureza é sublime.
    Muito obrigada de coração,por tudo!
    Sucesso,paz e felicidade sempre em sua vida!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir