Os vikings acreditavam que o mundo era governado por deuses que viviam num lugar celestial chamado ASGARD. O maior de seus era Odin. Era sábio, astuto, perigoso e temido por todos. Só era visto batalhas ou em momento de perigo. Sendo o rei dos deuses, apenas os que acreditavam no seu poder sobrenatural ousavam adorá-lo.
THOR era um deus muito diferente. Usava um grande martelo de pedra chamado MJOLLNIR. Era o deus do vento, da chuva e da agricultura. Quando navegava pelo céu em sua enorme carruagem puxada por bodes, aí havia trovões e relâmpagos. Apesar de sua grande força e gênio irritadiço, Thor era um deus feliz e pouco inteligente. O dia de Thor - thursday em inglês, quinta-feira - tornou-se o dia de reuniões e grandes festas.
FREY era o deus do casamento e das coisas que cresciam. Quando os vikings plantavam em seus campos, espalhavam pão e derramavam vinho no solo. Achavam que com isso estivessem agradando a Frey e que ele faria as plantações crescerem, ficando altas e fortes.
Os vikings não tinham igrejas nem templos, por isso adoravam seus deuses ao ar livre onde se consideravam a salvo dos espíritos do mal.
Fonte:Os vikings - Povos do passado
Nenhum comentário:
Postar um comentário