agosto 21, 2011

Karita Mattila Marjatta

Soprana de ópera. Nasceu em Somero , na Finlândia. Mattila aparece regularmente nas principais casas de ópera em todo o mundo, incluindo o Metropolitan Opera , a Royal Opera House , em Londres, Théâtre du Châtelet , Bastille Opéra , a Lyric Opera de Chicago , San Francisco Opera , Houston Grand Opera , Ópera Estatal de Viena , Toronto Roy Thomson Hall e Großes Festspielhaus , Salzburg e com orquestras de topo. Durante sua carreira, Mattila já vendeu mais de 150 mil certificados de registros, que a coloca entre os 50 mais vendidos solistas femininas na Finlândia. Em 1985, ela fez sua estreia no Covent Garden Royal Opera como Pamina em Mozart 's Die Zauberflöte . Em 22 de março de 1990, estreou no Metropolitan Opera como Donna Elvira em Mozart Don Giovanni . Em 1994, fez sua estreia como Tatyana em Tchaikovsky Eugene Onegin, Madrid. Recebeu o Prêmio François Reichenbach Orphée du Lyrique e Richard Strauss ' Arabella em 2002. 

Em 1997, ela foi nomeada para o Prêmio Laurence Olivier por sua performance de Elisabeth, em Don Carlos na Royal Opera House e premiada com o Ballet Evening Standard, o Prêmio de Música Clássica para "Outstanding Performance of the Year" nessa produção. Mattila ganhou prêmios Grammy pela "Melhor Gravação Opera" de Die Meistersinger von Nürnberg em 1998 e para Jenufa em 2004. 

Em 2001, The New York Times escolheu Karita Mattila como a melhor cantora do ano por sua atuação em Fidelio no Metropolitan Opera, e no mesmo ano ela foi indicada para o Prêmio Laurence Olivier "Outstanding Achievement no Opera" por Jenufa e Lisa em A Dama de Espadas na Royal Opera House, Londres. Paris viu sua primeira Salomé em 2003 e ela foi homenageada com Chevalier des Arts et des Lettres pelo governo francês como um reconhecimento de sua contribuição para as artes.

 Em 2004, Mattila cantou sua primeira Salomé no Metropolitan Opera em New York, que juntamente com a subsequente Kata Kabanová inspirou a imprensa de New York escrever: "Quando a história da Metropolitan Opera em todo o tempo do milênio for escrita, Karita Mattila vai merecem seu próprio capítulo. " A BBC Music Magazine considerou Mattila como um dos 20 maiores sopranos em 2007. Em 23 de setembro de 2008, ela repetiu Salomé no Metropolitan Opera, mais uma vez transmitido em todo o mundo em alta definição em 11 de outubro de 2008. Abriu a temporada 2009-10 Metropolitan Opera com Tosca , que foi visto ao vivo em HD em todo o mundo em 10 de outubro de 2009. Em 2010 na Opéra National de Lyon , Mattila criou o papel de Émilie du Châtelet em Kaija Saariaho de monodrama Émilie , que foi dedicada a ela. MUEZZAB em 19/07/2006  

A maravilhosa Karita canta Puccini "Vissi d'arte". Gravado na TV francesa em janeiro de 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário