setembro 30, 2012

Isabel Allende conquista prêmio de literatura na Dinamarca

 Isabel Allende conquista prêmio de literatura na Dinamarca

Odense (Dinamarca) Em reconhecimento de sua "mágica narrativa", a escritora chilena Isabel Allende recebeu neste domingo o prêmio Hans Christian Andersen de Literatura em uma cerimônia realizada no Koncerthus de Odense, na Dinamarca.


Sua qualidade como narradora e seu "talento" para enfeitiçar o público foram os argumentos usados pelo júri para justificar o prêmio, avaliado em US$ 86 mil e que foi entregue pelo príncipe Frederik da Dinamarca.

 
"O grande mérito de Isabel Allende como escritora é que é capaz de nos converter em leitores. Seus livros nos introduzem na história com um misterioso prelúdio, uma trama clara e uma narrativa sensitiva, cujas imagens são impossíveis de esquecer", afirmou Anne-Marie Mai, integrante do júri.

 
Isabel, por sua vez, se mostrou emocionada por este prêmio, que qualificou como um dos mais "significativos" de sua longa carreira, já que o mesmo leva o nome do célebre escritor de contos dinamarquês e é tido como "uma homenagem à fantasia, à magia".
"Os contos de Andersen foram os primeiros que escutei. Minha mãe que me lia", declarou a escritora chilena em seu discurso de aceitação.

 
"Essas histórias estimularam minha curiosidade, alimentaram minha fantasia e me ensinaram coisas sobre a lealdade, o amor, a grandeza, as dores e perdas da vida", completou Isabel ao falar que o autor de "O Patinho Feio" e "O Soldadinho de Chumbo" despertou seu "sonho" de se transformar em escritora.

 
"Minha mãe me contou que comecei a inventar histórias antes de saber ler e escrever. Por ter muitas histórias, ela me considerava uma menina mentirosa e, às vezes, me castigava. Contar essas chamadas ''mentiras'' é agora meu modo de vida, mas já não me chamam mais de mentirosa, e sim de ''narradora''", ressaltou Isabel após receber o prêmio. EFE


 http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI6191686-EI188,00-Isabel+Allende+conquista+premio+de+literatura+na+Dinamarca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário