Suécia, véspera de Ano Novo. Três bêbados evocam uma lenda que afirma
que se a última pessoa a morrer no ano for uma grande pecadora, ela irá
guiar a carruagem fantasma que recolhe as almas dos mortos.
Morangos Silvestres (1957) | Ingmar Bergman
Isak Borg (Victor Sjöström) é um professor de medicina que revisita
vários momentos marcantes de seu passado durante uma viagem de carro até
sua antiga universidade, onde ele irá receber uma honraria. Acompanhado
de sua nora Marianne (Ingrid Thulin) ele evoca memória de sua família e
de sua ex-namorada. Durante a viagem ele conhece uma garota adolescente
que em muito se assemelha a Sara, seu antigo amor. A jovem pega carona
com o professor e Marianne. Quanto mais Borg recorda as decepções e
desilusões que viveu, mais ele se sente frio e cheio de culpa. Esses
sentimentos se afloram quando ele encontra seu filho, igualmente frio e
ressentido.
O Sétimo Selo (1957) | Ingmar Bergman
Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela
peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a
Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a
morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez,
onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte
continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.
Através de um Espelho (1961) | Ingmar Bergman
Karin (Harriet Andersson) é uma mulher que começa a ter crises
familiares por causa de sua loucura, durante umas férias em uma
longínqua ilha. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Os Emigrantes (1971) | Jan Troell
O casal Kristina (Liv Ullmann) e Karl Oskar (Max von Sydow) decidem ir
para os Estados Unidos após passarem grandes dificuldades com sua terra
infértil. Eles vendem o que lhe restam e embarcam nesta longa viajem com
seus filhos.
Gritos e Sussurros (1972) | Ingmar Bergman
Em uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados
de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente
perdeu sua filha e por isso extravasa seu amor de mãe dando o maior
carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto
lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem
no interior de cada pessoa.
Fanny & Alexander (1982) | Ingmar Bergman
No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de
um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander
(Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente.
Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente
rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó
paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do
padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na
casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele
e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido
algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de
quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de
tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.
Canções do Segundo Andar (2000) | Roy Andersson
É noite em algum lugar do Hemisfério Norte. Naquela cidade, uma série de
estranhos incidentes está acontecendo. Aparentemente, uns não se
relacionam com os outros. Aliás, o nível de situações surreais que
apresentam é tão grande que, por vezes, parecem não ter nenhuma relação:
um imigrante perdido na cidade é violentamente espancado no meio da
rua; um mágico comete um terrível erro durante um de seus números. No
meio dessa confusão, uma figura se sobressai, Karl, que acaba de colocar
fogo em sua loja de móveis para pegar o dinheiro do seguro. Dormir
naquela noite não será fácil para nenhum morador da cidade. No dia
seguinte, os sinais do caos estão espalhados por toda o local. Karl é um
dos poucos que consegue ver além das aparências. Gradualmente, ele toma
consciência do absurdo em que o mundo se transformou e percebe como é
difícil se comportar como um ser humano.
Deixa Ela Entrar (2008) | Tomas Alfredson
Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de
12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros
garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao
brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli
(Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou
para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar
do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga.
Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontecem, em que o
sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de
uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.
Um homem chamado Ove (En man som heter Ove, 2015), de Hannes Holm
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de Melhor
Maquiagem, o longa é inspirado em livro homônimo do escritor Fredrik
Backman. Conta a história de um viúvo mal-humorado que ganha novos
vizinhos e uma amizade inesperada que muda sua vida. O longa é um
sucesso na Suécia e é o quinto filme mais visto no país. Cercado de
flash backs, que remetem ao passado suicida do personagem, a história
mostra que as aparências enganam, além do humor dramático que reflete
sobre as mudanças da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário