maio 30, 2018

CINEMA DINAMARQUÊS

 

 CINEMA DINAMARQUÊS

 

A Caça (Thomas Vinterberg, 2012)  Um professor calmo e solitário tem sua vida social desconstituída após ser acusado falsamente de ter molestado uma criança. Questionando alguns valores que o meio social opta por se agarrar, ‘A Caça’ mostra como instâncias pequenas da vida, como uma mentira oriunda de um período normal da infância, podem atuar de forma destrutiva para um indivíduo.  

O Amante da Rainha (Nikolaj Arcel, 2012) No século XVIII, uma jovem rainha acaba por apaixonar-se por um médico e conselheiro de seu marido, um rei completamente insano e inseguro, vindo a vivenciar dilemas morais sobre a coisa certa a se fazer e tentando esconder o romance de todos.

   

Entre o Bem e o Mal (Anders Thomas Jensen, 2005) Um neonazista, condenado a cumprir serviços sociais em uma igreja, encontra seu contraponto de personalidade e comportamento na figura de um padre. Explorando a figura da redenção inserida no ser humano, ‘Entre o Bem e o Mal’ evidencia como o ambiente é importante para o desenvolvimento social e psicológico de um indivíduo.  

Festa de Família (Thomas Vinterberg, 1998) Uma festa de um patriarca de uma família acaba tomando proporções caóticas quando, em determinado ponto das comemorações, seus filhos começam a revelar segredos aterradores sobre o passado de seus integrantes. Dirigido por Thomas Vinterberg (talvez o maior diretor dinamarquês da atualidade), ‘Festa de Família’ é um estudo sobre os construtos morais intrínsecos ao ser humano, explicitando, durante os seus efêmeros 105 minutos, um desfile catártico de personagens atormentados por eventos turbulentos de um passado nada 

 aprazível.  

Pelle, o Conquistador (Bille August,1988) Filme de 1987, direção de Bille August. Final do Século XIX. Um navio cheio de imigrantes suecos chega à ilha dinamarquesa de Bornholm. Entre os imigrantes estão Pelle (Pelle Hvenegaard) e seu pai Lasse (Max von Sydow), que dependem um do outro para sobreviver. Lasse, um velho viúvo com poucas chances de conseguir um bom emprego, em seu novo lar, uma fazenda na Dinamarca é forçado a trabalhar sob condições de camponeses, patrões e mulheres infelizes. Enquanto o jovem Pelle aprende a falar o dinamarquês e assiste as terríveis humilhações que sofre seu pobre pai, começa a perceber sua necessidade em ser independente. Ele precisa crescer mesmo antes de atingir a puberdade para não enfrentar o mesmo triste destino de seu pai. Mas, nenhum deles quer desistir de seu sonhos, e lutam para encontrar uma vida melhor do que aquela que deixaram na Suécia.

   

A Palavra (Carl Theodor Dreyer - 1955) Ordet é um filme dinamarquês lançado no ano de 1955, dirigido por Carl Thedor Dreyer. Considerado por alguns críticos a obra-máxima do mestre Dreyer. O filme foi premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1955.

  A Festa de Babette (Gabriel Axel- 1987) No século 19, em vilarejo da Dinamarca, duas filhas de um pastor contratam uma parisiense recém-chegada como cozinheira. Anos depois, elas decidem comemorar o centenário de nascimento do pastor e a cozinheira lhes oferece um banquete inesquecível. Foi também o primeiro filme dinamarquês a ganhar um Oscar para o Melhor Filme Estrangeiro.  

Dias de Ira (1943) - Carl Theodor Dreyer Nove de abril de 1940. Como parte da Operação Weserübung, as tropas alemãs invadiram a Dinamarca a partir do porto de Copenhague. Em duas horas, o rei Christian X e sua base de governo assinaram a colaboração com os nazistas, e estabeleceram um acordo diplomático que deixava ao governo dinamarquês sua supremacia e governabilidade, fator decisivo para a permanência dos judeus no país durante a ocupação (1940 – 1945). Três anos depois, um filme dinamarquês viria incomodar as relações entre os dois países, evento que culminou com o exílio do cineasta Carl Theodor Dreyer, diretor de Dias de Ira (1943), obra que faz alusões à ocupação nazista. Em seu exílio na Suécia, Dreyer permaneceria até o fim da Segunda Guerra Mundial.  

Ondas do Destino (Lars Von Trier - 1996) No norte da Escócia uma jovem mulher (Emily Watson) se apaixona e se casa com um dinamarquês (Stellan Skarsgard) que trabalha em uma plataforma de petróleo. Quando ele retorna ao seu serviço sofre um acidente, quebrando seu pescoço e provavelmente o deixando incapacitado para o resto da vida. Nesta situação ele pressiona a mulher a procurar amantes e lhe contar detalhes de suas relações. 

   

Dogville (Lars Von Trier - 2003) O cenário está elegantemente decorado para criar um ambiente de cidade pequena na qual uma misteriosa mulher chamada Grace se esconde de criminais que a perseguem. A cidade se dispõe a refugiar Grace desde que ela faça valer o seu esforço. Ela trabalha duro para várias pessoas da cidade para obter seus favores. A tensão cresce e a situação de Grace como forasteira provoca o desprezo e o abuso dos moradores. Prêmio Bodil - Melhor Filme Dinamarquês

 

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